Gavião é o nome popular dado a várias espécies de aves falconiformes pertencentes às famílias Accipitridae e Falconidae, em particular dos géneros Leucopternis, Buteo e Buteogallus. São aves geralmente identificadas pelo tamanho de médio a pequeno, em relação a outras aves de rapina, e dotadas de asas curtas, adaptadas à predação em espaços fechados. Esta designação não corresponde a nenhuma classe taxonômica e pode acontecer que dentro do mesmo gênero haja espécies chamadas gavião e outras com o nome de águia. De uma forma geral, os gaviões têm uma distribuição bastante vasta, que inclui todos os continentes com exceção da Antártica.
O gavião macho, apesar de ser um caçador perfeito, é mais ou menos um terço menor do que a fêmea. Mas mesmo assim ele é o chefe da família, porém é ela quem cuida dos filhotes. O gavião vive só ou em pares nas florestas da Europa, Ásia e África do Norte. Caça durante o dia, alimentando-se principalmente de outras aves. Suas presas mais freqüentes são os tentilhões, cotovias, pardais e tordos. Também come pequenos mamíferos, como arganazes, esquilos e lebres. O gavião tem vôo rápido e desigual. Nas florestas, voa acima do topo das árvores, atacando outras aves por cima e por baixo. É uma ave ousada e ataca outras maiores que ela mesma.A cada ano a fêmea constrói um ninho numa árvore perene, de 4 a 8 m acima do solo.
Em março, o par executa vôos graciosos pelas árvores, como ritual de acasalamento. Chegando os meados de maio, a fêmea põe entre 3 a 6 ovos, que ela incuba cuidadosamente entre 31 e 36 dias. Os filhotes são criados por ambos os pais. O macho traz a comida. A fêmea rasga as presas e alimentas os filhotes. O gavião é temido pelos pássaros menores, mas muitas vezes é vitima por aves de rapina maiores, como o falcão-real.
Fonte (http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/GAVIAO.HTM)