terça-feira, 6 de julho de 2010

Bisão-americano

O Bisão é um dos grandes mamíferos ruminantes da mesma família do Boi e da Vaca. Possui os chifres curtos e curvados para cima (tradicional), ombros largos e uma forte presença de pelos densos na região do pescoço e da cabeça. Pode chegar a quatro metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada. Vive em média 40 anos podendo chegar facilmente aos 50.




Costuma organizar-se em manadas para as migrações de temporadas que geralmente é liderada por uma fêmea adulta. Alimenta-se de grama, folhas, frutos, etc. O Bisão pode chegar a uma velocidade de 62km/h.

Fonte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bis%C3%A3o-americano)

Os bisontes-americanos, ou simplesmente, bisontes — bisões em português brasileiro — (Bison bison) pastam nas pradarias, em grandes manadas, migrando para sul durante o inverno e já foram extremamente abundantes na América do Norte. Antes da chegada dos europeus àquele continente, os bisontes eram caçados pelos nativos americanos, mas os colonizadores quase os exterminaram. No princípio do século XIX havia mais de 60 milhões de bisontes na América do Norte, mas em meados desse século o bisonte tinha desaparecido a leste do rio Mississippi e, em 1900 só existiam duas manadas selvagens, uma do "bisonte-das-planícies" (Bison bison bison) no Parque Yellowstone e outra duma variedade maior, chamada "bisonte-das-florestas" (Bison bison athabascae), no Canadá. No início do século XX, foram instituídas leis de protecção destes animais e a sua população subiu de poucas centenas para mais de 20 mil. O bisonte das florestas aparentemente desapareceu como raça distinta, provavelmente por hibridização com o das planícies.
 
Fonte  (http://www.bicodocorvo.com.br/animais/mamiferos/bisao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário